Fundo Documental
O Fundo Documental da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras é um Fundo de acesso reservado, constituído por um conjunto variado de documentos, de entre os quais documentos compostos (livros, cadernos, etc.) e documentos avulso (cartas, folhetos, mapas, etc.), impressos e manuscritos, atualmente acondicionados nas instalações da Sede, na sala de paredes meias com o Salão Nobre.
Neste conjunto podemos considerar e salientar o:
- Arquivo – Conjunto orgânico de documentos, produzidos ou recebidos pela instituição no exercício da sua atividade, no qual está integrado o Arquivo Histórico, que contém a documentação mais antiga (com mais de 100 anos);
- Acervo bibliográfico – Conjunto de livros, etc. que integram a listagem da biblioteca (listados com a referência iniciada pela letra B).
No que respeita ao Arquivo, este integra documentos antigos e contemporâneos, compostos e avulso, de categorias e temáticas diversas, bem como de características diversas.
Como parte de destaque deste arquivo, temos o Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras, que é também composto por documentos compostos e avulso, sendo que estão listados cerca de 625 documentos compostos (livros e cadernos). Estes documentos compostos datam do Século XVI ao Século XX, e estão organizados por categorias, considerando a natureza da informação que contêm. Estas categorias são:
A : Constituição e Regulamentação:
- Compromissos e Estatutos da Santa Casa da Misericórdia;
- Regulamentos;
- Carta da Confirmação de Privilégios.
B : Órgãos Sociais:
-Registo de Admissão de Irmãos;
-Registo de Irmãos;
-Registo de Irmãos elegíveis para cargos;
-Registo de Eleições;
-Acórdãos e Deliberações da Mesa;
-Actas da Mesa;
-Actas da Assembleia Geral;
-Tombos de Propriedades;
-Inventário de Bens Móveis;
-Registo de Autos de Posse de Empregados;
-Registo de Correspondência Expedida;
-Copiadores de Correspondência Expedida;
-Coleção de Recortes de Jornais.
C : Assistência:
-Registo de Esmolas a Pobres;
-Registo de Concessão de Dotes de Casamento;
-Registo de Funerais;
-Registo de Admissão de Doentes;
-Registo de Guias de Doentes Admitidos;
-Registo de Entrada e Saída de Doentes;
-Registo de Receituário;
-Registo de Receituário dos Doentes Militares;
-Registo do Serviço de Banco;
-Registo de Tratamentos no Banco;
-Registo de Operações Cirúrgicas;
-Registo de Óbitos de Doentes;
-Registo de Visitas do Hospital;
-Registo de Guias de Doentes Admitidos por conta da Câmara Municipal.
D : Administração de Legados e Capelas:
-Tombos de Propriedades da Capela de Nossa Senhora do Ameal;
-Registo de Receita e Despesa da Capela de Nossa Senhora do Ameal;
-Registo de Cobrança dos Foros da Capela de Nossa Senhora do Ameal;
-Registo da Cobrança dos Juros da Capela de Francisco Cabreira;
-Registo de Cobrança dos Juros da Capela de Estevão Leitão de Abreu;
-Registo de Cobrança dos Juros da Casa;
-Registo de entrada e saída de Capitais Mutuados da Casa;
-Registo de Obrigações da Capela de Nossa Senhora;
-Registo de Receita e Despesa da Capela de Nossa Senhora;
-Registo de Entrada e Saída de Capitais Mutuados da Capela de Nossa Senhora;
-Registo de Cobrança dos Juros da Capela de Nossa Senhora;
-Registo de Cobrança dos Juros da Capela do Padre António Machado;
-Registo de Entrada e Saída de Capitais Mutuados da Capela do Rio de Janeiro;
-Registo de Cobrança dos Juros da Capela do Rio de Janeiro;
-Índice de Mutuários do Dinheiro da Capela do Rio de Janeiro;
-Registo de Certidões da Capela do Rio de Janeiro;
-Registo de Cobrança dos Juros da Quinta do Calvel;
-Registo de Cobrança dos Juros da Capela das Sénecas;
-Registo de Cobrança dos Juros do Legado de Madeira Torres;
-Registo de Inscrições dos Juros do Legado de Madeira Torres;
-Registo de Receita e Despesa do Legado de Madeira Torres;
-Registo do Legado de António Campelo;
-Registo de Cobrança dos Juros do Legado de António Campelo;
-Registo de Cobrança dos Juros das Capelas de Jerónimo da Rocha Soares, Francisco Cabreira e Estevão Leite de Abreu;
-Registo de Entrada e Saída de Capitais Mutuados das Capelas de Nossa Senhora, Estevão Leite de Abreu, Francisco Cabreira e da Casa;
-Registo de Cobrança dos Foros;
-Registo de Receita e Despesa das Capelas do Coro;
-Registo de Escrituras de Capitais Mutuados;
-Registo de Capitais Falidos;
-Registo de Inscrições dos Juros das Capelas de Nossa Senhora, do Rio de Janeiro e das Sénecas;
-Registo de Inscrições dos Juros da Casa;
-Registo de Inscrições dos Foros;
Índice de Foreiros e Mutuários;
Registo de Cobranças de Rendas e Foros;
Índices do Registo Geral de Inscrições dos Juros;
Registo Geral da Cobrança dos Juros;
Registo de Entrada e Saída de Capitais Mutuados;
Registo do Movimento de Capitais Mutuados;
Registo das Faltas da Colegiada de S. Tiago.
E : Gestão Financeira:
-Registo da Receita e Despesa;
-Registo da Receita e Despesa Classificada;
-Registo do Resumo de Contas;
-Registo Diário de Receita e Despesa;
-Registo de Receita e Despesa do Tesoureiro;
-Registo de Despesa Diária do Tesoureiro.
Tratando-se de um Fundo de acesso reservado, a consulta supervisionada dos documentos é possível com agendamento prévio e autorização da Mesa Administrativa.
Laboratório de Conservação e Restauro de Documentos Gráficos da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras
O Laboratório de Conservação e Restauro de Documentos Gráficos da SCMTV está actualmente em funções nas instalações da Sede da Instituição. É um laboratório provisório criado e equipado pela SCMTV em Abril de 2018, sob a orientação da Conservadora-Restauradora Sofia Costa, para garantir as condições adequadas à Intervenção de Conservação e Restauro a ser executada durante o “Projecto de Intervenção de Conservação e Restauro do Espólio Documental da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras 2018/2020”.
Projecto de Intervenção de Conservação e Restauro do Espólio Documental da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras 2018/2020
Duração
Este projeto teve uma duração inicial de 24 meses (início a Abril de 2018 e término a Abril de 2020), que foi prolongada por mais 6 meses, o que perfaz um total de 30 meses.
Objetivos
A Intervenção de Conservação e Restauro, a decorrer no âmbito deste projeto, teve como objetivo inicial a estabilização de 50 documentos selecionados por entre uma lista de cerca de 92 documentos, previamente sinalizados pela Arquivista Susana Lopes, como documentos de maior relevância para a Instituição. Esta seleção de 50 dos 92 teve em conta o estado de conservação dos mesmos, dando prioridade aos que se encontram mais frágeis e, por conseguinte, mais instáveis para serem consultados ou manipulados.
Pretendia-se também, garantir o Levantamento do Estado de Conservação e a Higienização por limpeza de poeiras soltas dos restantes documentos compostos do Arquivo Histórico.
Trabalho Desenvolvido na Intervenção, Conservação e Restauro do Espólio Documental
Foram até Abril de 2020 estabilizados 24 documentos compostos (livros e cadernos) que se encontravam num estado de conservação muito débil, o que impedia a sua consulta e manuseio.
Casos práticos
Seguem-se imagens de alguns dos livros intervencionados:
Objetivos
A Intervenção de Conservação e Restauro, a decorrer no âmbito deste projeto, teve como objetivo inicial a estabilização de 50 documentos selecionados por entre uma lista de cerca de 92 documentos, previamente sinalizados pela Arquivista Susana Lopes, como documentos de maior relevância para a Instituição. Esta seleção de 50 dos 92 teve em conta o estado de conservação dos mesmos, dando prioridade aos que se encontram mais frágeis e, por conseguinte, mais instáveis para serem consultados ou manipulados.
Pretendia-se também, garantir o Levantamento do Estado de Conservação e a Higienização por limpeza de poeiras soltas dos restantes documentos compostos do Arquivo Histórico.