Igreja da Misericórdia

A igreja da Misericórdia construída entre 1681 e 1752, a sua porta principal encimada por aletas, que envolvem as armas reais.  Igreja de uma só nave, apresenta à entrada o coro alto sustentado por colunas de fustes estriados, assentes em altos socos. As paredes são decoradas com telas e cilhares de azulejos do século XVII e o seu tecto de abóbada de berço contempla pinturas muito escurecidas com as armas de D. João V e o Brasão com a Comenda da Ordem de Cristo.

Ao entrarmos na sua capela-mor, decorada com mármores pretos, encontramos três altares com talha do século XVIII e frontais de couro pintado e lavrado do mesmo século.

No cruzeiro, dois grandes painéis de azulejos do século XVII que representam a "Deposição da Cruz" e Nossa Senhora da Misericórdia e uma teia de pau-preto, de colunelos torneados e sustentada por colunas de mármore. Dispõe de azulejos do século XVII, com motivos profanos.

Na sacristia, realce para a tela Visitação, (Josefa de Óbidos); um arcaz setecentista com pregarias em bronze da época, uma mesa de mármore com pé de balaustre sobre a qual se vê um baldaquino de talha dourada, de estilo "rocaille". O seu tecto, em abobada, é centrado e cantonado com peças em talha de madeira dourada.

Fachada